segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A Energia Eólica e as suas Vantagens e Desvantagens!

  • Há centenas de anos que a humanidade tenta utilizar a energia do vento. Actualmente isto é possível através da utilização de aerogeradores (dispositivos que aproveitam a energia eólica e a convertem em energia eléctrica).
  • A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principlamente porque é renovável, ou seja, não se esgota.
  • As turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em união com redes eléctricas, como em lugares isolados, pelo que se podem encontrar em parques eólicos ou podem, ainda, ser utilizadas separadamente.

Energia eólica em Portugal:

Apesar de não ser um dos países mais ventosos da Europa, Portugal tem condições bastante favoráveis ao aproveitamento da energia eólica do que, por exemplo, algumas zonas da Alemanha, onde os projectos se implementama um ritmo impressionante.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores constituem zonas do território nacional onde o potencial eólico é muito elevado. Os locais com regime de vento favorável encontram-se em montanhas e em zonas remotas. Daí que coincidam, em geral, com zonas servidas por redes eléctricas antigas e com fraca capacidade, dificultando o escoamento de energia produzida.

Além dos parques eólicos, os aerogeradores existentes em Portugal encontram-se em pequenos sistemas autónomos de produção de energia eléctrica. No Alentejo, no conselho de Ourique, foram electrificadas cinco aldeias, que contam com uma mini-rede de distribuição alimentada por um sistema autónomo de produção de energia eléctrica, o qual é composto por um pequeno grupo de aerogeradores.

Uma outra possibilidade de aproveitamento da energia eólica consiste nos parque offshore, instalados ao largo da costa marítima, de modo a tirar partido dos ventos fortes, que caracterizam esta zona. Infelizmente, embora Portugal tenha uma ampla costa marítima, não reúne as melhores condições para este tipo de parqeu eólico, já que o mar é muito profundo a poucos metros da costa, o que dificultaria a implementação dos parques.

Em 1986, o primeiro parqeu eólico de Portugal foi construído na Ilha do Porto Santo, Madeira. No fim de 2007, Portugal era o décimo produtor mundial de energia eólica em termos absolutos, e o quarto em termos relativos, tendo em conta a sua área e população. Actualmente, existem em Portugal cerca de 30 parques eólicos.


Vantagens da Energia Eólica:
  • É considerada a energia mais limpa do planeta;
  • Está disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades;
  • A energia eólica é considerada por muitos especialistas como a energia do futuro;


Desvantagens da Energia Eólica:

  • Impacto visual, pois a sua instalação gera grandes modificações na paisagem;
  • Impacto sobre as aves do local, principlamente pelo choque delas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação dos seus comportamentos habituais de migração;
  • Impacto sonoro, pois o som do vento ao bater nas pás produz um ruído constante, pelo que as casas do local deverão estar a pelo menos de 200m de distância.

Sem comentários: