terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A Energia Solar...

A energia solar designa qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol. Este tipo de energia é captada através de painéis solares que são dispositivos utilizados para converter a energia da luz so sol em energia eléctrica ou energia térmica. A energia Solar pode ser aproveitada de diversas formas:


  • Forma Activa: Através do uso de painéis solares é aproveitada a energia do sol para o aquecimento de águas ou para a produção de energia eléctrica.





  • Forma Passiva: A forma como os edifícios são criados vai tirar proveito do aquecimento do sol para o aquecimento da casa. O "Solar Passivo", como é chamado, é uma das alternativas para melhorar a eficiência energética dos edifícios.



Energia Solar em Portugal e no Mundo:


  • Em Portugal, a energia solar está calculada em apenas 6 mil metro quadrados, enquanto que na Grécia, por exemplo, está calculada em 300 mil metros quadrados. Além disso, estima-se que Portugal poderia tirar partido de cerca de 2,8 milhões de metros quadrados de colectores solares térmicos, o que, além da poupança, contrubuiria para uma redução de 1,8% da emissão total nacional de gases poluentes no âmbito do Protocolo de Quioto.




A 27 de Março de 2007, entrou em funcionamento a Central Solar Fotovoltaíca de Serpa (CSFS), a maior unidade do género do mundo. Fica situada na freguesia de Briches, Alentejo, Portugal, numa das áreas de maior exposição solar da Europa.


Os principais países produtores mundiais de energia solar, curiosamente, estão situados em latitides médias e altas. O maior produtor mundial era o Japão, seguido da Alemanha e Estados Unidos.






Vantagens da Energia Solar:



  • A energia solar não polui durante o seu uso;
  • A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção de painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas d econtrolo existentes actualmente;
  • As centrais necessitam de manutenção mínima;

  • Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que o seu custo vem decaindo. Isto torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável;

  • A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, poias a sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.


Desvantagens da Energia Solar:

  • Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatárica, além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia;
  • Locais em latitudes médias e altas, sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens tetem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade;

  • As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis e a energia hidroeléctrica.

Sem comentários: